importância-de-um-sitePara que você empreendedor possa entender a importância de um site, vou focar em alguns pontos básicos, como comunicação, prospecção de clientes e venda direta.

Mas antes de adentrar a por menores, reitero o que costumo sempre dizer: A internet é um ambiente e não uma mídia. Este conceito serve para entendermos que um site pode ser um ponto de venda, um escritório, uma sede da empresa e não apenas uma peça publicitária.

Para muitas empresas seu site é uma filial, para outras, a sua matriz.

marketing digital vem ganhando força pelo seu poder de relacionamento, entre tantos outros argumentos, eu acredito que este seja o mais forte de todos. Conseguir agregar pessoas em torno de uma causa, uma marca, uma campanha, e isso, de forma cumulativa.

 SEO – Otimização para os mecanismos de busca

As técnicas de SEO (search engine optimization), embora já tenham sido muito mais consideradas, ainda representam grande parte do trabalho de Marketing Digital, servindo como alicerce para o trabalho de encontrabilidade e geração de tráfego, referenciando seu site para os mecanismos de pesquisa (Google, Bing…).

Claro que, fazer um site com páginas otimizadas, cada uma para uma palavra-chave, não nos garante uma bela posição destacada e intocável no Google, por exemplo. Vários outros quesitos são importantes, para isso, a integração, as atualizações, uma boa estratégia de marketing de conteúdo, uma análise de viabilidade de acordo com sua concorrência e o relacionamento com outros sites profissionais são as principais delas.

O Google vem com o tempo, reconhecendo também a força das mídias e redes sociais e, portanto, aumentando a importância dos links compartilhados nestes meios.

 Marketing e Comunicação

Em estratégias de comunicação, os sites também têm um importantíssimo papel. Além de oferecer conteúdo e informação sobre a empresa e seus profissionais, “devem” incentivar a propagação destas informações, fazendo com que as pessoas que se sentirem interessadas pelo material postado, motivem-se a compartilhá-lo em suas redes sociais, ajudando na divulgação do mesmo.

Os sites também precisam permitir a interação direta, ou seja, deve haver espaços, campos e formulários, para os usuários manifestarem suas opiniões, críticas, sugestões ou registrarem suas dúvidas.

O feedback direto é uma das principais fontes de fidelização e evangelização de clientes, além de ser a principal, para a análise de correções e melhorias. Para quem tem experiência em vendas, sabemos que quando um cliente apresenta uma objeção, na verdade, ele está nos abrindo à possibilidade da negociação.

Ter um site é mais do que ter um banner ou catálogo de produtos virtual. Ter um site profissional é ter uma empresa montada em um ambiente cheio de possíveis prospects.

Assim como em todo o negócio, a gestão dos relacionamentos é o caminho do sucesso, e inúmeras são as ferramentas para se trabalhar este quesito, o e-mail marketing segue sendo o principal deles, ao menos pelo meu entender.

A Web vem evoluindo a passos largos, esperar para se engajar mais para frente, quando tudo já estiver dominado, pode ser tarde demais. Afinal, muitas portas já se abriram e fecharam nestes últimos anos e ao olharmos para trás, percebemos que a Internet, embora ainda tenha muito a evoluir, já atingiu um estado de maturidade bem interessante, principalmente quando falamos em negócios.

Porém, nada se realiza sem a gestão de um bom site. Tenha você um Site E.V. ou outro similar, o que você não pode fazer é abandoná-lo, subestimar seu potencial ou o que é pior, não ter um.

Se sua empresa ainda não tem um site resolva isso agora, clique aqui para contratar um Site E.V., o investimento é muito baixo pelo imenso valor que um site tem, chega a ser simbólico.

E-Commerce (Vendas Online)

Muitas empresas trabalham com 100% de seu faturamento vindo da internet de suas lojas virtuais, ou simplesmente de canais em plataformas que não se caracterizam exatamente como lojas virtuais, mas que anunciam e comercializam produtos e serviços próprios e de terceiros.

Para estas, as ferramentas de integração e comunicação direta com seus clientes devem possuir o dobro da atenção, pois é através destas portas que a captação de clientes será feita. Existem muitos meios para isso, anúncios segmentados no Google, em sites de nicho ou no Facebook, ferramentas de gestão de relacionamento como CRM’s, de contato direto como o e-mail marketing, e até estruturas personalizadas que registram todo o histórico de atividade de seus usuários.

O e-commerce atende todos os pré-requisitos do que entendemos por uma empresa completa. Pois ela deve atrair o cliente, demonstrar seus produtos, expor seus benefícios, oferecer formas de pagamentos flexíveis, concretizar vendas, e ainda fidelizar este cliente para possíveis novas compras e gestão de provas sociais, como depoimentos e indicações.

Para empresas que estão buscando seu primeiro E-commerce existe a Loja Virtual E.V. , com ela, os empresários podem fazer seus primeiros testes de convivência na Internet, sem necessitar também de conhecimentos técnicos específicos, utilizando-se de baixo investimento e com um prazo de implantação bem curto.

Afinal, segundo dizem os sábios:

“Ninguém precisa de ferramentas. Nós precisamos do que elas podem nos proporcionar.”

O mundo está presenciando a maior fase de comunicação integrada de sua história, nunca foi tão fácil se relacionar com pessoas em qualquer lugar, a qualquer hora, de forma direta e sem hierarquia.

Alguma pergunta ou comentário sobre estes assuntos?

Esteja a vontade, participe!

 

Até a próxima!