O Consultor Adriano Foss nos deu este presente. 8 Dicas para gerar conteúdo de qualidade, para trabalharmos em nossas campanhas de Marketing Digital. Deixem seu comentário ao final!

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Vou listar agora, 8 dicas para gerar conteúdo de qualidade, por que eu sei que muitas pessoas ligadas a empresas, em cargos de liderança, chefia ou gerência, embora tenham muita disposição, ainda não sabem como alimentar um gerenciador de conteúdo de um site, blog, quanto menos mídias sociais.

Quando se tem uma pequena empresa, às vezes até uma média, alguns empresários optam por não contratar uma agência, ou profissionais terceirizados, para trabalhar em marketing, muito menos marketing digital, por simplesmente desconhecerem sua importância e potencial.

Seguem então algumas dicas úteis, conceitos básicos, para que todos possam passar a entender um pouquinho o que é esse “conteúdo de qualidade” que tanto se fala na Web, para que você possa postar em seu Site Institucional:

 1º Pense nos seus clientes e não em você

Esse tinha que ser o número um. É absurda a quantidade de pessoas que tem tanto orgulho e amor pelo seu negócio, que o criam e o mantém como se seu objetivo fosse satisfazer as suas próprias necessidades e desejos e não a de seus clientes.

Lembre-se, se você quer vender, preocupe-se com quem pode comprar. Escreva conteúdos pensando em ajudar os seus clientes a compreender e perceber os benefícios do seu negócio, de seus produtos e serviços.

 2º Tenha foco, monte uma estratégia

Por menor que seja o seu negócio, procure pensar em como atingir um determinado objetivo, considere vários caminhos e escolha um. Depois trace todos os planos de ação que achar necessários, interligue-os, para poder oferecer opções aos seus clientes, mas nunca tire os olhos do seu objetivo.

 3º Inspire-se no trabalho de outros, mas não caia no erro do plágio

É muito comum encontrarmos uma matéria, um artigo, um slide ou até ou infográfico e pensarmos: ”Puxa, esse trabalho combina perfeitamente com o meu”. E nada impede que você entre em contato com seus autores e solicite a permissão de usar esse trabalho, desde que você referencie as fontes como manda a lei da boa vizinhança, aliás, esse é um ato lindo, de humildade, ética e profissionalismo.

Claro que o conteúdo original sempre será mais relevante, porém a técnica de Clipping (reproduzir artigos de outras fontes) quando usado com moderação, tem um grande valor, pois ajuda você a referenciar as suas inspirações, mostrando aos seus seguidores quem são as pessoas, empresas e ideais que você admira.

 4º Procure oferecer uma boa experiência

Seja um vídeo, uma promoção ou simples artigo, esmere-se, busque dar o seu melhor. Pense em construir algo que realmente vá ajudar o seu prospect ou cliente a realizar, ou a transformar algo em sua vida ou negócio.

A oferta gratuita de conteúdo atrai o benefício da reverência e da referência. Obtenha uma boa fama entre seus clientes.

 5º Inove, renove, crie

Mesmo colhendo referências e influências que há por aí, tire seu cérebro da rotina um pouco e se dê um tempo para pensar e ter idéias. Misture as coisas, faça experimentos, tente chegar a um denominador comum que una um pouquinho de teoria, que leve a solução de algum problema, com entretenimento ou uma pitada de bom humor, fazendo dessa experiência algo agradável também para você.

 6º Empatia

Ao final da produção pense: “Se eu recebesse esse presente há algum tempo atrás, como isso me ajudaria?”

Volte a pensar no cliente, volte a pensar no foco, no objetivo. Isso é prático? Ajuda de alguma forma? Tende a ser útil? Esclarece alguma dúvida? Guia por algum caminho? Entre tantos outros questionamentos que você pode se fazer. Mas sempre, sempre se coloque no lugar de quem receberá esse conteúdo.

 7º Não tente resolver tudo em uma única vez

 Outro mau costume, que leva muitas pessoas a desistir de começar, é o fato de não encontrarem um meio de oferecer uma solução completa ou perfeita. Pense que cada vez que alguém busca por “uma solução”, essa pessoa deve ter “um problema”.

Não podemos agradar a todos, nem resolver tudo de uma só vez, então, foque-se em um objetivo, seja claro e argumente apenas sobre este. Deixe os demais para uma próxima ocasião, você sempre precisará produzir mais.

 8º Esteja preparado para responder aos feedbacks

Produzindo algo útil e atrativo para o público alvo da sua criação, você despertará interesses. Portanto, sempre, sempre se coloque a disposição para esclarecer quaisquer dúvidas ou oferecer auxílio aos que, ao se depararem com seu conteúdo, sentirem nascer uma nova necessidade ou uma nova demanda de informações.

Não há nada mais desagradável em um site ou blog, que ter uma porção de comentários cheios de perguntas sem respostas.

Então amigos, essas são algumas dicas para vocês, que sabem a importância do Marketing de Conteúdo, mas que ainda estão se questionando sobre como começar ou qualificar o seu trabalho.

Não espere mais, comece a produzir já o seu conteúdo de qualidade.

Ah, uma última dica: (deve ser a nº 9)

Sempre ofereça meios de compartilhamento, e inclusive, peça para que as pessoas que se sentirem atendidas por seu trabalho, que compartilhem com sua rede e ajudem a divulgar seu trabalho.

Aliás, se você gostou dessa matéria, compartilhe esse texto com seus amigos, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn, no Orkut, na padaria da esquina, no estádio do seu time, na lavanderia, onde for…

Grande abraço e até a próxima!