Em meio a tantas opções disponíveis, entre mídias, redes sociais e diversas ferramentas Web, muitos empreendedores ainda se questionam se ter um site profissional é ou não eficiente., ou até mesmo, necessário. Leia o artigo e participe deste debate.   

Preciso-de-um-site-para-minha-empresa

Quantos empresários, empreendedores, já se fizeram esta pergunta… Será que eu realmente preciso de um site para minha empresa?

A dúvida é bastante comum, principalmente pelo fato de que quem entrou há pouco em busca de oportunidades de negócios na Internet para sua empresa, tem dado de cara com a quantidade de recursos que cada rede social tem oferecido para as empresas, e isso, a uma primeira vista, pode parecer ser suficiente.

O Facebook, maior vilão nessa história, tem competido fortemente com o Google na luta por conquistar a preferência no coração* dos empreendedores (leia-se coração como bolso).

Essa é uma disputa onde quem tem informação e/ou uma boa assessoria só tem a ganhar, pois além do número de opções que ganhamos, a qualidade e a eficácia de cada serviço só tem aumentado devido a esta rivalidade.

 

Mas e o site para minha empresa?

 

Ter um site profissional é o passo nº 1, ao menos em importância, para uma boa estratégia de marketing na Internet. Ele é a sua filial online, é a sua casa, seu ponto de venda, de conversão, de engajamento. O site da sua empresa é o local para onde você deve atrair todas as pessoas que se interessarem por seu conteúdo, compartilhado e disseminado pelas redes sociais.

Na verdade, o passo 1 de uma Estratégia de Marketing na Internet é o planejamento, entretanto, todo o contexto se dá em volta do site, pois ele centralizará e será sempre o ponto final de todas as suas investidas.

Imaginemos uma loja de roupas, indústria de confecções ou até mesmo uma marca ou grife de vestuário. Uma boa estratégia de atração seria manter um blog para falar sobre moda e novidades do seu segmento. Compartilhando e divulgando suas postagens no Facebook, com certeza, despertaria a atenção e o interesse de diversas pessoas.

Mas se estas pessoas pudessem consumir todo o conteúdo da postagem dentro do Facebook, logo, com a quantidade de distrações que há nessa rede, em segundos o seu interesse desapareceria ou ao menos diminuiria, competindo agressivamente com outros temas e assuntos publicados por outras fontes.

Por isso, nossa missão após despertar o interesse destas pessoas é trazê-las para o nosso site, ou nesse caso, o blog. Ali a pessoa terá apenas aquele assunto para se entreter e saciar sua curiosidade. Uma vez ali, precisamos saber se esta pessoa tem ou não potencial, para se tornar um cliente e aí começa a magia da conquista.

Espalhe pelo seu blog, imagens e chamadas com boas promoções e ofertas de seus produtos e serviços, sempre alinhando o interesse que trouxe o lead para o seu site, ao benefício que o produto em questão oferece.

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E se ele não quiser comprar nada?

 

Então, nosso segundo desafio é manter um relacionamento com este Lead até que ele esteja pronto para se tornar um cliente. Como fazemos isso?

No seu site você pode capturar Leads.

Digamos que esse leitor, que chegou ao seu site, gosta mesmo do seu segmento, mas no momento não quer comprar nada, logo, ele viu no seu site ofertas e promoções divulgadas em banners e slides, mas preferiu não comprar.

O que fazer? Vamos deixar esse lead ir embora para sempre? Não mesmo!

Com bons argumentos, podemos capturar o e-mail de contato deste usuário, transformando-o realmente em um “Lead”, com isso, uma boa estratégia de e-mail marketing poderá levá-lo a percorrer todos os estágios da conquista de um cliente, onde ele aprenderá a gostar de você, respeitá-lo, conhecer sua competência, até, quem sabe, se interessar por algo que você comercializa para efetuar uma compra, ou até mesmo indicar seus produtos para um ou mais amigos.

 

Preciso de um site para minha empresa então?

 

Sim! Sua empresa precisa de um site; você precisa que sua empresa tenha um site; seu cliente precisa que sua empresa tenha um site. Tudo isto é um conjunto, que se refere a atendimento, a relacionamento, a prospectar e até fidelizar clientes.

Você não deve pular etapas, nem tentar fazer exclusivamente atividades isoladas. A Internet é um grande ambiente e a mesma pessoa que acessa o seu site, está por aí, conhecendo o trabalho de seus concorrentes.

Por isso, você precisa ser inteligente e criar uma boa estratégia para marcar presença na Internet, atraindo clientes para o seu site e descobrindo meios de mantê-lo próximo a você.

Mas como dissemos tudo isso começa com a construção de um site profissional para sua empresa, independente se você vai vender diretamente através dele, ou apenas expor seus produtos e serviços, para que estes clientes entrem em contato.