Boas dicas sobre como reconhecer e aproveitar as oportunidades de negócios na internet. Como sabemos: “Cavalo selado só passa uma vez!” É preciso estar preparado. Leiam e compartilhem. Boa leitura!

oportunidade-de-negócios-na-internetA intenção deste artigo é mostrar como alinhar seus pensamentos, para buscar as oportunidades reais para o seu negócio na Internet.

Tendo em vista que o público do Empresas Virtuais são empreendedores e o nosso papel é lhe assessorar, neste novo mundo interconectado, cheio de oportunidades de negócios, descrevo abaixo algumas situações as quais lhe chamo a atenção, para que você esteja presente a elas.

Reconhecendo as oportunidades

Sendo você uma mulher empreendedora, qual dos caminhos você escolheria: Montar seu negócio em um local cheio de pessoas ávidas por consumo, ou em uma rua com pouco movimento?

E você, amigo empreendedor, consegue distinguir a diferença entre uma oportunidade real de negócio na Internet, para uma chamada falsa de golpistas, vendendo sonhos de riqueza sem trabalho?

 Um mundo novo conectado

Perguntando assim, parece tudo muito óbvio não é? Pois saibam vocês, que muitos empreendedores neste país, ainda resistem a oportunidades de negócios na Internet, devido a experiências negativas, em sua maioria, relatadas por terceiros, em boatos que se quer tem uma origem conhecida.

Ou seja, preconceitos e medos de uma geração que cresceu longe da tecnologia, cegam empreendedores com alto potencial e lhes impedem de alavancar seus negócios com o uso dos meios digitais.

As oportunidades de negócios na Internet estão em todas as áreas, da prestação de serviços à venda direta de produtos. Neste meio passam as indústrias, distribuidores, revendedores, profissionais liberais, clínicas e centenas de outros segmentos.

As pessoas estão conectadas, estão próximas. O poder da internet está na comunicação facilitada, através de toneladas de bits de informação que circulam na rede a cada segundo, atingindo cada usuário. Você consegue dimensionar o poder que isto tem?

E você sabe qual é a ferramenta mais utilizada para filtrar informações no Brasil e no mundo?

Sim, o Google!

As oportunidades nascem para quem é encontrável, ou seja, se sua empresa não aparece nos primeiros resultados, para as principais palavras-chave e expressões mais buscadas por pessoas que necessitam de produtos e serviços similares aos seus, para estas pessoas, sua empresa sequer existe.

Com um modelo de negócios altamente inovador, o Google vem mantendo seu posto na Web, devido à alta dependência que se formou, de todo o meio interligado. Afinal o Google possui mais de 90% do mercado de buscas no mundo.

Seu negócio está lá dentro? Deve estar, precisa estar. Mas como o Google compreenderá a importância do seu negócio, para oferecê-lo aos seus usuários? Este já é outro desafio!

No mundo offline, tradicional, o principal desafio de um negócio sempre foi encontrar clientes, porém, a Internet nos trouxe uma nova possibilidade. Em um mundo conectado, o desafio passou a ser, ser encontrado por eles.

“Ser encontrado por clientes na Internet é a primeira meta a atingir, para que as oportunidades de negócios neste ambiente se tornem reais.”

Mas como fazer isso? Sites, Redes Sociais, Portais, Blogs? Por onde começar?

As palavras-chave aqui passam a ser “Segmentação e Relevância”.

 Segmentação

É o direcionamento de sua oferta, para um grupo de pessoas com necessidades ou desejos que seus produtos possam resolver, ou ter maior afinidade. Tentar agradar a todos com um papo abrangente e genérico é certeza de fracasso.

 Relevância

Significa ser encontrado na hora que o cliente precisa de você, entender a linguagem que ele usa para lhe procurar e criar uma presença online que o torne uma referência na sua área, em outras palavras, você deve falar a língua dele.

Mas é ainda um pouco mais complexo. Ser relevante significa ser interessante, ser e parecer ser eficaz e responsável e transmitir credibilidade.

“Portanto, precisamos ser encontrados por nossos clientes, quando os nossos clientes precisarem de nós e precisamos estar preparados, para provar de pronto que podemos resolver o seu problema!”

Esta é uma sequência lógica de pensamentos, que precisa ser trabalhada aos poucos, para que você Empreendedor e Empreendedora percebam que nem toda a possibilidade de negócio é por si só, uma boa oportunidade.

Voltando ao Google, sua ferramenta Keyword Planner do Adwords nos ajuda a descobrir se existe demanda para determinados produtos e qual o tamanho desse mercado. Pois através de pesquisas por expressões chaves, temos o número de pesquisas efetuadas por cada termo e mais um monte de outras ideias similares.

Antes de iniciar seu projeto de negócios, utilize essa pesquisa gratuita para ver se há demanda pelo produto ou serviço em questão, quais são os termos mais buscados e outra, com a ajuda do Google Trends você ainda descobre onde as buscas tem maior incidência.

E você. Como você percebe as reais oportunidades de negócios na Internet?